Nessas duas últimas semanas tivemos dois dos mais importantes eventos da moda masculina mundial, o Pitti Uomo e também o Milan Fashion Week.

Escolhi comentar o segundo evento por conter uma abrangência maior de marcas e estilos e também por ser o evento que eu mais me identifico.

Apenas pra não deixar o Pitti Uomo em branco, vou postar dois looks do meu desfile favorito. Na minha opinião, a Valentino Uomo fez o desfile mais impecável da temporada.

No meu tumblr estão as marcas que desfilaram e alguns looks das pessoas que passaram pelo evento (http://thiagogil.tumblr.com/post/25398217506). Em geral, o que foi visto foram alfaiatarias e costumes com proporções diferentes da que estamos acostumados. Calças mais curtas, bermudas mais largas, bastante grafismo em camisas, calças e gravatas e a invasão dos metalizados.

A Burberry Prorsum apresentou desde casacos até camisas e calças metalizadas nas mais diversas cores. Não sei ao certo qual será a adoção desses looks pelo brasileiro, acredito que não será algo que iremos ver com muita frequência por aqui.

Camisa metalizada

Tudo perfeito, com exceção da sandália estilo Birkenstock que sempre insistem em tentar fazer voltar

A Calvin Klein sinalizou uma tendência que eu adoro: jeans da cabeça aos pés. Mas a escolha das modelagens ficou um pouco datada. O look tem cara de “conjuntinho” dos anos 90. A ideia é boa, a execução deixou a desejar.

A Woolrich John Rich & Bros. Trouxe um estilo “mauricinho das montanhas”. As referencias são excelentes. Jaquetas, bermudas e calças com um ar utilitário misturadas com peças mais certinhas.

Acredito que seja algo que terá uma aceitação muito boa entre os homens.

A Zegna fecha a minha seleção. Um exemplo de como um homem elegante deve se vestir.

Algumas outras marcas, como a Moncler Gamme Bleau, Iceberg e Jil Sander fizeram desfiles acima da minha compreensão, ou que, na minha opinião, não estão muito de acordo com a minha proposta aqui no blog. Deixo para os jornalistas de moda J.

Espero que tenham gostado! Mais alguns looks e updates diários no meu tumblr (http://thiagogil.tumblr.com).

Até a próxima!

16 respostas para “Milan Fashion Week Spring/Summer 2013 – by Thiago Gil”

  1. Viviana disse:

    Thi fico sempre esperando seus posts.
    bom a sandália amarela é horrível. Tudo jeans, pode até ser de marca mas não ornou muito. É a cara da pobreza não?!
    o que mais me apeteceu foi o Mauricinho das montanhas.
    a Zegma é um luxoooo.
    ufa!!! até parece que eu sei de moda rsrsr
    besos
    love vc xuxu
    vivi

    • Thiago Gil disse:

      Oi vivi!
      Eu sempre adoro as coleções da Zegna! Deviam ser referência pra todo homem que quer se vestir de forma elegante e moderna.
      Realmente as sandálias amarelas são um tanto quanto estranhas…
      Quanto ao look jeans… eu acho que a escolha da CK foi infeliz, mas dá pra conseguir algo mais moderno se as proporções e as escolhas fossem menos “datadas”
      Um beijão e até a próxima

  2. Eu curti muito a Burberry Prorsum e um que você não postou que foi Thierry Mugler, mas assim, não que eu usaria, mas que são coisas diferentes, e que nos inspiram a mudar mesmo que que seja o minimo, não sei se você chegou á ver os recortes no meio do peitoral ou no ombro , eu achei aquilo sensacional” https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151065695169343.487607.346736389342&type=1 “(o link do album do desfile deles no facebook caso não tenha visto) .Mas, curti o Post.

    • Thiago Gil disse:

      Eu achei o desfile interessante. Mas não sei se gosto desses recortes e novas proporções.
      Acho que não usaria
      :)
      Mas obrigado pela contribuição e pela visita!

  3. Ana disse:

    http://t.co/oI4ns2Ut

    Paulinha, vc viu a descoberta da Shame e o pior de tudo é que ela fazia apologia ao uso das peles!!!!!!Fala sua opinião sobre isso aqui no blog.

    Que palhaçada isso!!! Shame sim é que é blogueira sangrenta e hipócrita, patética. Nojo eterno dessa pessoa.

    Desculpa Paulinha, mas é que me sinto usada por uma mau-caráter que fingiu ser a favor de uma causa.

    • Thiago Gil disse:

      Olá! Não é a Paulinha mas também queria dar meus centavos no caso da shame. Esse post vai ficar um pouco longo, mas quero cobrir tudo que tenho pensado a respeito. Vamos por partes:

      Blogs e sites de xoxação são engraçados e necessários. São uma espécie de sátira e até uma forma de “controle de qualidade” daquilo que está sendo criticado. Mas entre a crítica e a humilhação e o abuso da sua influência existe uma linha tênue. E essa linha foi SIM ultrapassada pela Shame.
      No passado, existiu um blog que chamava Hipster Cafona; fez muito sucesso “zuando” os hipsters que rondavam as baladas dos fashionistas de SP. E realmente se limitava a isso, ia em baladas com pessoas informadas e de bom poder aquisitivo. Nunca foi pego ridicularizando pessoas de periferia, ou em baladas menores ou pessoas claramente sem uma informação de como se vestir.
      A shame atravessou essa linha. Muitos posts ridicularizavam blogueiras “pobrinhas”, de cidades com menos acesso a informação ou então que, efetivamente, tinham noções de moda diferente daquela limitada ao eixo RJ-SP.

      Outro ponto. A sede de usar as mídias sociais como form de “fazer direito com as próprias mãos”. Isso é um absurdo, uma afronta ao Estado Democrático de Direito. Não gostou da atitude da pessa X? Denuncia pro MP, abre uma ação, propõe uma lei via colheita de assinaturas. Mas inspirar o ódio, ridicularizar e perseguir é um abuso do poder que é dado momentaneamente com o alcance das mídias sociais.

      Outra coisa. É muita ingenuidade achar que a Shame agia sozinha e seu objetivo era apenas “gongar”. Ela servia a interesses maiores. Não quero acusar e nem levantar algumas questões mais polêmicas, mas quem é o maior beneficiário da “ridicularização do mundo das blogueiras”?
      As pessoas que estavam perdendo dinheiro de anunciantes e relevância no mundo da moda.
      Ao longo da história, inúmeras profissões deixaram de existir, perderam ou tiveram sua relevância diminuída. Mas uma coisa é usar de meios sujos para tentar destruir aquilo que os afeta e outra é tentar se adaptar para voltar a ser referência no assunto.
      Um exemplo dos anos 80-90 foram os economistas e administradores que viram seus empregos serem tomados por engenheiros, físicos e matemáticos. Eles não ficaram “gongando” os novos profissionais, ridicularizando sua redação, sua falta de conhecimento teórico sobre história da administração. As faculdades de Economia e administração se adaptaram, começaram a capacitar profissionais com uma carga maior de ciências exatas e tudo voltou ao normal.

      Por isso devemos refletir. É hora de tripudiar das blogueiras ou é hora do jornalismo formal de moda e dos grandes figurões reverem sua relevância?

      Desculpem pelos erros de português. Escrevi com pressa e, ao contrário das redações jornalísticas, não contamos com redatores chefes e instrumentos ultra profissionais para checar cada palavra de nossos textos. Aqui, fazemos tudo com nossas próprias mãos e com nosso coração.

      • Ana disse:

        Adorei sua resposta!!!!
        Nunca me decepciono no blog da Paulinha; e gostei principalmente porque você foi direto ao ponto e não ficou em cima do muro.
        Pela internet comenta-se que o Shame é escrito por 5 pessoas, dentre elas essa Priscilla Rezende.
        Faz sentido. Além disso, é óbvio que o objetivo dela nunca foi abrir os olhos das ‘pobres’ leitoras, para que enxergassem quão vilãs as blogueiras de moda são né??!!Espero que ainda se descubra o resto da trupe e em nome de que/quem agiam.
        Obrigada pela resposta Thiago Gil, concordo muito.

      • Paulinha disse:

        Ahhh… ADORO quando o Thi escreve!! Ele se expressa incrivelmente bem e só neste trechinho disse tudo o que eu queria e um pouco mais!!

        Eu vou dar a minha opinião…
        Me perguntaram no twitter de que lado eu estava, disseram que eu havia “trocado” de lado, agora que a identidade da Shame foi revelada! Para começar, que fique claro que eu nunca estive do lado de ninguém nesta história… E continuo assim!

        Realmente, é complicado para mim… Não gosto de falar mal de quem sempre me tratou bem, né? Não gosto e não acho bonito da minha parte…
        Eu já tinha escutado que a Pri Resende poderia ser a Shame (que fique claro que eu não sabia quem era Pri Resende… E só agora eu a conheço, e conheço tanto quanto todo mundo)… Mas nunca fui atrás para saber se era verdade ou não, porque comigo, Paulinha, ela nunca foi má pessoa! Muito pelo contrário, na verdade… Ela já até me defendeu de gente que me destratou no twitter… Não tenho nem cara de criticar uma pessoa que foi legal comigo… Seria muita falsidade da minha parte…Vocês não acham?

        Logicamente também não posso defender, porque eu entendo a revolta das outras meninas! Como o Thi disse, algumas vezes, certos posts passaram dos limites e chegaram a humilhar pessoas que não mereciam aquilo (na verdade, ninguém merece, né?)… Eu também tenho gente que fala mal de mim e eu fico MUITO, mas MUITO, chateada… Eu não sei quem são as pessoas, e até prefiro não saber, porque eu não sei como agiria se descobrisse…

        E como o Thiago, também acredito em uma coisa que as pessoas não estão levando em consideração…
        A tal da Pri Resende com certeza não está sozinha nesta! Na minha opinião tem muitaaa gente e gente de peso, gente conhecida, por trás do blog, apoiando ela… Ela deve ter apoio tecnológico, jurídico, tudo e mais um pouco!
        Ela pode ter começado o blog sozinha, como uma brincadeira… Mas o shameonyoublogueira.com.br não é o mesmo site do começo… E me arriscaria até a dizer que alguns posts nem devem ser feitos pela Priscila Resende…
        Eu só não acho que ela deveria levar TODA a culpa de uma coisa que claramente ela não faz sozinha.. Concorda, Aninha?

        A questão das peles… Se eu não me engano, a própria Titia Shame que escreveu o primeiro post das peles, havia dito que estava trazendo este assunto em questão porque havia recebido muitos emails pedindo para colocar o assunto em pauta… Eu me lembro que a maneira que ela havia abordado o tema, tinha me levado a concluir que ela (a própria Shame) não era totalmente contra o uso das peles…
        Mas vejamos… Em um site que leva a opinião de um grupo de pessoas, as vezes é necessário abordar um assunto que não seja de interesse de todos, e sim da maioria, não? Pode ser mesmo que a própria Shame não ligue para o uso de pele de animal, mas teve que escrever o post porque o resto das pessoas queria levantar esse protesto (que, para mim, foi mais uma chance de “atacar” algumas meninas do que realmente protestar)… Pode ser que nem tenha sido ela quem escreveu… Vai saber… Afinal, quantas pessoas estão se “escondendo” atrás da Titia Shame?? Acredito que esta é uma pergunta que deveríamos fazer… Você não acha?

        Beijos,
        Paulinha

  4. Tani Neri disse:

    Eu acho que aqui nas Ilhas Cayman as camisas metalizadas vão dar super certo. Os homens aqui gostam de novidade e pagam o que for preciso para se vestirem bem. Adorei o post. http://www.TaniNeri.com

    • Thiago Gil disse:

      Eu ainda estou meio cético em relação aos metalizados aqui no Brasil. Não sei se a aceitação será imediata.
      Mas vamos ver…
      Obrigado pela visita
      :)

  5. angelica disse:

    adorei o post :)
    bem diferente.

    beijos

    http://www.tracasebaratas.blogspot.com

  6. silvia disse:

    Thiago Gil, obrigada por esse texto tão brilhante e bem escrito.
    Desde o início e até aqui, foi o que sempre pensei a respeito do Blog da Shame!
    O ponto mais importante e que vc tocou aqui, e muitas pessoas não o fazem, porque preferem ficar em cima do muro, é a manipulação que houve no citado blog por jornalistas e figurões do mundo da moda, que estavam incomodados com dinheiro e atenção perdidos em favor das blogueiras.
    Uma vergonha!No momento todos estão calados porque perderam o “boi de piranha” deles!Conhece essa expressão?Era exatamente o que a Shame representava para eles.
    Por fim, resta lamentar pela autora que encontrou um desfecho tão previsível quanto triste:a criatura engoliu o criador!
    Beijos e sucesso!
    Paulinha tô com saudade!!!

    • Thiago Gil disse:

      Obrigado pelo elogio!
      :)
      Concordo com você
      Mas infelizmente estou meio desanimado com o que vai acontecer…
      Acho que continuaremos na mesma e no final não saberemos quem realmente está por trás de tudo isso.
      Mas que fiquem espertos porque agora já sabemos quais as armas que eles estão usando…

Deixe uma resposta

  • Lista de Links